Pagina Principal Artigos IJSN divulga mapeamento geomorfológico do Estado do Espírito Santo

IJSN divulga mapeamento geomorfológico do Estado do Espírito Santo

 


O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulgou nesta segunda-feira (02) o documento “Mapeamento Geomorfológico do Estado do Espírito Santo”. O estudo descreve o comportamento do relevo no Espírito Santo, classificando-o em planícies, planaltos, depressões, regiões.

A publicação é a atualização de um mapeamento já realizado pelo Governo Federal, datado do final da década de 1970. O novo mapeamento geomorfológico busca atender a demanda de diferentes áreas de estudo (dentre elas a geografia, geologia, economia, agricultura e turismo) por um produto mais detalhado e preciso. Atualmente, para a elaboração desse estudo, utilizam-se técnicas de sensoriamento remoto com modelos digitais de elevação, combinados a análises e interpretações feitas em campo.

O projeto foi realizado por meio de parceria entre pesquisadores da Coordenação de Geoprocessamento do IJSN e do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O mapeamento mostra-se importante ainda para o setor de exploração mineral, com a indicação de áreas mais propícias para tais empreendimentos, além de sua importância para o planejamento ambiental, pois, ao mapear o relevo utilizando-se de técnicas atualizadas, pode-se apontar com maior precisão áreas mais vulneráveis à ocorrência de impactos ambientais.

Segundo o pesquisador do IJSN, Rodrigo Bergamaschi, “o estudo demonstra que o relevo do Estado é bastante heterogêneo do ponto de vista morfoestrutural. Nosso relevo possui áreas variando de planícies formadas por depósitos sedimentares, que são áreas onde ele se apresenta predominantemente plano, a maciços plutônicos e faixas de dobramentos remobilizados, onde se apresenta bastante acentuado”, pontuou.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Larissa Linhalis
comunicacao@ijsn.es.gov.br 
(27) 3636-8066 / 9887-8488
Texto: Thais Araujo