Balança Comercial do Espírito Santo - 2º Trimestre de 2018

Boletim Balanca ComercialNo segundo trimestre de 2018, o comércio exterior capixaba exibiu o seguinte comportamento:

• As exportações e as importações avançaram +1,07% e +31,24%, respectivamente, frente ao mesmo período de 2017.
  • Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, as exportações apresentaram crescimento de +7,69% e as importações de +14,54%.
  • No acumulado dos dois primeiros trimestres de 2018, houve queda de -2,61% nas exportações e avanço de +21,46% nas importações, contra igual período do ano anterior.
  • Com o crescimento das importações em magnitude superior às exportações, o saldo comercial capixaba apresentou retração em todas as bases de comparação.
  • O grau de abertura capixaba atingiu 36,23%, enquanto no país foi de 21,35%, indicando que mais de um terço da renda capixaba no segundo trimestre desse ano partiu da atividade do comércio exterior, enquanto no país essa atividade respondeu por cerca de um quinto da geração de renda do período.