Pagina Principal Artigos Tabela de Recursos e Usos (TRU) e Matriz de Insumo-Produto (MIP) do Espírito Santo

Matriz e TRU Home site

A Tabela de Recursos e Usos (TRU) é uma representação das operações econômicas de um país ou região na qual são apresentados os principais agregados macroeconômicos, desde a perspectiva da produção, da geração de renda e das despesas realizados na economia, todas estas desagregados por atividades econômicas e produtos (bens e serviços).

Conforme definição do IBGE, o principal objetivo da TRU é a análise dos fluxos de bens e serviços e dos aspectos básicos do processo de produção por meio das estruturas de insumos e de produção de produtos por atividade e a geração da renda.

Construída a partir da TRU, a Matriz Insumo-Produto é uma ferramenta de análise da estrutura econômica (oferta e demanda) de forma desagregada, que mostra a intensidade da interdependência entre atividades produtivas em relação aos insumos e produtos e a relação destas atividades com a demanda final.

A MIP mostra as relações intersetoriais da economia, o quanto cada atividade consome da produção das demais atividades e permite verificar a dependência de cada atividade em relação as demais. Esse sistema de dados consiste em uma matriz quadrada que apresenta ao longo de suas linhas e colunas os fluxos de insumos e produtos entre os principais setores de atividade da economia.

Texto para Discussão 60: Tabela de Recursos e Usos e Matriz de Insumo-Produto do Espírito Santo - 2015

Apresentação - Tabela de Recursos e Usos e Matriz de Insumo-Produto do ES - 2015   15/06/2020 14:34 1.18 MB Fazer download deste arquivo (Apresentacao-TRU_MIP.pdf)
Matriz de Insumo-Produto (MIP) do ES - 2015   10/06/2020 18:53 259 kB Fazer download deste arquivo (MIP_35x35.xlsx)
Tabela de Recursos e Usos (TRU) do ES - 2015   10/06/2020 18:53 71 kB Fazer download deste arquivo (TRU_35x81.xlsx)