Pagina Principal Artigos Transformações no Mundo do Trabalho

Transformações no Mundo do Trabalho

TRANSFORMACOES NO MUNDO DO TRABALHOEste livro é resultado de um projeto de pesquisa denominado Estrutura Social das Metrópoles Brasileiras realizado no âmbito do Observatório das Metrópoles, que se constitui como Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) – programa de fomento à pesquisa financiado pelo CNPq, CAPES e FAPERJ. O processo de pesquisa associado a esse programa envolveu diversos pesquisadores que integram o Observatório das Metrópoles espalhados por todo o país e que se dedicaram por um período de dois anos a refletir sobre as transformações no mundo do trabalho brasileiro de 1980 a 2018 a partir da análise de diferentes grupos ocupacionais, sempre confrontando o Brasil Metropolitano e o Brasil Não Metropolitano.

O resultado desse processo de pesquisa, agora materializado neste livro, constitui uma contribuição inédita para a compreensão do mundo do trabalho no Brasil na contemporaneidade. A pesquisa foi elaborada a partir das transformações estruturais ocorridas no mundo em geral e no país em particular, mas também a partir das conjunturas específicas que afetaram o próprio funcionamento do mercado de trabalho. O fato de a análise ter sido feita em nível nacional reitera ainda mais esse ineditismo, numa perspectiva evolutiva por meio de grupos ocupacionais que abarcou praticamente toda a população ocupada do mercado de trabalho ao longo de quatro décadas por meio da utilização de diferentes bases de dados produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Anexos

Conteúdo Atualização Tamanho  
Transformações no Mundo do Trabalho   10/05/2021 14:00 8.60 MB Fazer download deste arquivo (TRANSFORMACOES_NO_MUNDO_DO_TRABALHO.pdf)