Pagina Principal Artigos Pesquisadores do IJSN participam de publicação inédita sobre o mundo do trabalho no Brasil

Pesquisadores do IJSN participam de publicação inédita sobre o mundo do trabalho no Brasil

Foto noticia pesquisa trabalho

Compreender melhor os grupos ocupacionais presentes no país e suas transformações ao longo de quatro décadas. Essa é a temática do livro “Transformações no mundo do trabalho”, organizado por Marcelo Gomes Ribeiro e Thêmis Amorim Aragão, pesquisadores do Observatório das Metrópoles Núcleo Rio de Janeiro, lançado no último mês de abril.

A pesquisa foi elaborada a partir das transformações estruturais ocorridas no mundo e no país em particular, além das conjunturas específicas que afetaram o próprio funcionamento do mercado de trabalho. A análise abarcou quase toda a população ocupada do mercado de trabalho ao longo de quatro décadas, por meio da utilização de diferentes bases de dados produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A publicação é resultado do projeto de pesquisa “Estrutura Social das Metrópoles Brasileiras“, atualmente em andamento no âmbito do Observatório das Metrópoles, que analisa as transformações no mundo do trabalho brasileiro de 1980 a 2018, a partir de diferentes grupos ocupacionais, sempre confrontando o Brasil Metropolitano e o Brasil Não Metropolitano.

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), responsável pela coordenação do Núcleo Vitória, participou dos trabalhos, contribuindo também com a elaboração do capítulo “Profissionais de Segurança Pública e Forças Armadas”, de autoria dos pesquisadores Pablo Lira, Latussa Laranja Monteiro e Antonio Ricardo Freislebem da Rocha.

“Trata-se de uma contribuição inédita que permite compreender melhor o mundo do trabalho no Brasil da atualidade, servindo também de subsídio para outras reflexões sobre o tema”, afirma Pablo Lira, que é especialista em segurança pública e diretor de Integração do IJSN. Ele destaca ainda a relevância da contribuição da rede nacional de pesquisa do Observatório das Metrópoles para o desenvolvimento de políticas públicas urbanas no Brasil.

“O estudo permite uma profunda imersão no contexto do trabalho em todo o país e suas transformações ao longo do tempo, revelando as diversas realidades existentes tanto no Brasil Metropolitano quanto no Brasil Não Metropolitano”, explica Latussa Laranja, doutora em Planejamento Urbano e Regional e diretora de Estudos e Pesquisas do IJSN. 

“O levantamento realizado a partir das fontes de dados do IBGE, como os Censos Demográficos dos últimos anos, bem como da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), evidencia as características socioeconômicas desses profissionais e identifica mecanismos que influenciam as mudanças da estrutura social brasileira”, ressalta Antonio Freislebem, coordenador de Estudos Econômicos do IJSN.

Organizado em 14 capítulos, o livro “Transformações no mundo do trabalho brasileiro: análise dos grupos ocupacionais no Brasil Metropolitano e Não Metropolitano em quatro décadas” apresenta a análise de 14 grupos ocupacionais, a partir de dados dos Censos Demográficos de 1980, 1991, 2000 e 2010 e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) Anual de 2018 – todas essas pesquisas foram produzidas pelo IBGE.

 

A versão digital pode ser acessada gratuitamente aqui.

 

Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br