Pagina Principal Artigos Policiais do Estado participam de formação em Análise Criminal

Policiais do Estado participam de formação em Análise Criminal

analise criminal aula

Cerca de 50 agentes das forças de segurança do Espírito Santo participaram, nessa quinta-feira (14), da primeira aula do curso de Análise Criminal, promovido pelo Governo do Estado. A formação é uma iniciativa do Observatório da Segurança Cidadã (OSC/ES), coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), no âmbito do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. O objetivo é capacitar os policiais no campo estratégico e ampliar as ações de inteligência no combate à violência.

Nessa primeira edição, as vagas foram preenchidas por policiais civis e militares das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) e das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) do Estado, designados pelos coordenadores de área de cada instituição. A intenção é de que o curso seja ofertado semestralmente e inclua agentes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guardas Municipais e demais gestores da área de segurança.

“O primeiro curso de Análise Criminal realizado por nosso governo é mais uma ação para que possamos avançar ainda mais na revisão metodológica e nas estratégias do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Fazer análise correta da dinâmica da criminalidade em cada bairro, em cada município, é fundamental para seguirmos em frente com policiamento orientado para a solução do problema e, assim, levarmos mais segurança e tranquilidade para a sociedade capixaba”, disse o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc.

Coordenador-executivo do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, o secretário ressaltou que, associada à estratégia e ao método, a qualificação dos profissionais das forças de segurança é fundamental para a redução da criminalidade. “Desde o início da gestão, investimos fortemente em recursos humanos, equipamentos, infraestrutura para nossas unidades policiais, tecnologia e inteligência na área da Segurança Pública, para reduzirmos a violência letal e levarmos paz para a sociedade capixaba”, afirmou Duboc.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Alexandre Ramalho, destacou a importância do curso de Análise Criminal na formação de novos gestores e no planejamento das políticas públicas na área de segurança.

“O curso dará um norte para a segurança pública, numa visão maior, formando novos gestores dentro das Áreas Integradas de Segurança Pública e das Regiões Integradas de Segurança Pública do Estado Presente. Os gestores poderão, baseados em análises e dados estatísticos, empregar muito melhor seus recursos operacionais”, pontuou Alexandre Ramalho.

“O Governo do Estado, com o Programa Estado Presente, vem aprimorar as ações da segurança pública em três frentes que se integram:  a estruturação do trabalho, com a recomposição de efetivo e investimento ainda maior em tecnologia, por exemplo; a governança, como as reuniões das RISPs e a própria participação ativa do governador Renato Casagrande nas decisões; e a qualificação do trabalho policial, com investimento na formação das pessoas. E é isso que estamos fazendo”, destacou o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Daniel Cerqueira.

Para o gerente do Observatório da Segurança Pública e coidealizador do curso, Carlos Souza, a capacitação é fundamental na formação do agente de segurança pública: “a identificação e o monitoramento de padrões na incidência criminal proporcionam a correta aplicação do recurso operacional e é determinante para o sucesso das políticas públicas implantadas.”

“O curso oferece instrumentais teóricos e práticos para a construção do conhecimento na segurança pública. Os alunos terão noções de estatística e interpretação de dados, permitindo a análise e o cruzamentos de informações. Isso trará um ganho significativo no campo estratégico de combate à violência no Estado”, explicou a coordenadora do Observatório da Segurança Cidadã, Bárbara Caballero.

A formação segue até dezembro deste ano, de forma híbrida, com aulas virtuais e presenciais. Os participantes conhecerão ainda o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), localizado na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); e a Central de Teleflagrante e o Centro de Inteligência e Análise Telemática (CIAT), da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN