Pagina Principal Artigos OSC/ES participa de Seminário Internacional de Segurança Pública

OSC/ES participa de Seminário Internacional de Segurança Pública

seminario Seg Publica

O Observatório da Segurança Cidadã (OSC/ES), coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), participou do 1º Seminário Internacional de Editores e Pesquisadores na Área de Segurança Pública, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília (DF). O evento aconteceu entre os dias 24 e 26 de novembro e foi realizado de forma híbrida.

Entre os objetivos estavam conhecer práticas, tanto nacionais quanto internacionais, para o desenvolvimento e gestão de pesquisa científica com foco nas temáticas selecionadas; o desenvolvimento de habilidades necessárias para edição de revistas científicas, e o estímulo e promoção de intercâmbio institucional permanente entre os pesquisadores.

No eixo temático “Valorização dos Profissionais de Segurança Pública”, foi apresentado O Papel Pedagógico do Observatório da Segurança Cidadã no Espírito Santo, de autoria da pesquisadora Bárbara Caballero, coordenadora do OSC/ES, e dos membros do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Daniel Cerqueira e Pablo Lira.

O trabalho relata os cursos de capacitação e formação oferecidos pelo OSC/ES, no âmbito do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, aos agentes de segurança pública do Estado, entre eles o Curso de Análise Criminal. A apresentação também traz os cursos que serão lançados em breve, como a formação de Times de Alta Performance, o Curso Superior de Polícia Integrada e uma capacitação para a sociedade civil engajada, envolvendo os Conselhos Comunitários de Segurança.

Para a coordenadora do OSC/ES, Bárbara Caballero, as propostas pedagógicas visam enraizar a cultura da valorização do agente público e também estimular a capacitação técnica, para a formação de lideranças e de agentes solucionadores de problemas na área de segurança pública do Espírito Santo.

“As iniciativas pedagógicas do Programa Estado Presente, operacionalizadas pelo OSC/ES, focam no reconhecimento e na valorização do profissional de segurança pública e buscam aumentar seu engajamento. Quando os policiais são instigados a pensarem fora da caixa e serem promotores da mudança social local, uma série de alternativas e ideias surgem, contribuindo para resultados ainda melhores”, explicou Bárbara Caballero.

A apresentação “O Papel Pedagógico do Observatório da Segurança Cidadã no Espírito Santo” pode ser acessada aqui.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br