Pagina Principal Artigos Governo do Estado e República.org iniciam parceria para formação de times de alta performance em segurança

Governo do Estado e República.org iniciam parceria para formação de times de alta performance em segurança

                                                                                                                                                                                                                                                                       Foto: Comunicação IJSN
WhatsApp Image 2022 01 19 at 17.53.09

Formar times de alta performance em solução de problemas de criminalidade. Essa é a proposta da parceria estabelecida pelo Governo do Espírito Santo, no âmbito do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, com o Instituto República (República.org). A iniciativa partiu do Observatório da Segurança Cidadã (OSC/ES), coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). O acordo prevê a capacitação de 60 servidores, nos níveis tático e estratégico, até junho de 2022. O início do curso está previsto para o mês de março, de forma presencial.

O programa está dividido em três etapas. A primeira, já em andamento, consiste na análise da situação e visita técnica dos consultores para conhecer as ações do Programa Estado Presente e as agências de segurança pública do Espírito Santo. As demais etapas passam pela formação de gestores de projetos em solução de problemas e, na sequência, a formação de analistas solucionadores de problemas, para atuarem também como agentes multiplicadores das metodologias aplicadas.

Os participantes receberão aperfeiçoamento de competências pessoais para a aplicação do método SARA (Scanning, Analysis, Response e Assentment) de solução de problemas, por meio da realização de diagnóstico situacional, treinamentos, acompanhamento e auxílio hands-on para as equipes de solução de problema. As turmas serão formadas por policiais militares, policiais civis e bombeiros militares do Estado, além de técnicos e gestores da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

O secretário de Estado de Governo e coordenador-executivo do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Álvaro Duboc, destacou a importância da qualificação dos profissionais das agências de segurança na prevenção e combate à violência e à criminalidade. “No Espírito Santo, com investimentos em recursos humanos, infraestrutura e inteligência, estamos reestruturando a Segurança Pública, desde o início da gestão”, disse.

A coordenadora do Observatório da Segurança Cidadã (OSC/ES), Bárbara Caballero, explicou que a proposta consiste em um programa de formação de times de alta performance que busquem a solução de problemas de criminalidade. Segundo ela, o objetivo será atingido a partir do aperfeiçoamento das competências pessoais para tomadas de decisão com base em evidências.

“Para que haja redução da criminalidade e aumento da confiabilidade na segurança pública, é fundamental a capacitação desses servidores. Queremos enraizar a cultura da valorização do agente público e estimular a capacitação técnica e formação de lideranças e de agentes solucionadores de problemas na área de segurança pública e cidadania do Estado do Espírito Santo”, afirmou Bárbara Caballero.

Para o professor Luis Flávio Sapori, doutor em sociologia e consultor na área de segurança pública, a parceria entre o Governo do Espírito Santo e o Instituto República é uma importante iniciativa que visa ao aprimoramento do programa Estado Presente em Defesa da Vida.

“O Espírito Santo pode ser considerado uma referência nacional em termos de política de segurança pública efetiva, com resultados concretos na redução dos homicídios. Mas há consciência por parte dos gestores do programa de que não se pode acomodar com o que foi alcançado até agora. É preciso ir além, pois é possível apresentar resultados ainda melhores. É nessa perspectiva que se insere a parceria com o Instituto República. A formação de equipes de alta performance na metodologia do policiamento orientado para a solução de problemas constitui inegável contribuição ao que já está sendo bem-feito”, ressaltou Sapori.

Instituto República

O República.org é uma instituição que se dedica a melhorar a gestão de pessoas no serviço público do Brasil, por meio do desenvolvimento e valorização dos seus profissionais, através de uma filantropia apartidária, não corporativa e antirracista. Seu objetivo é promover mais efetividade e atratividade para o serviço público no Brasil, por meio de desenvolvimento de projetos e do financiamento de iniciativas criadas por parceiros, instituições e pessoas que busquem transformar o Brasil num país com mais equidade e crescimento, através de um serviço público mais presente, competente e respeitado.

 WhatsApp Image 2022 01 19 at 17.53.09 2  IMG 2984
 WhatsApp Image 2022 01 19 at 18.01.32 1  WhatsApp Image 2022 01 19 at 17.53.09 1

 

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br