Pagina Principal Artigos Conselhos de segurança vão participar de capacitação em Ordem Pública e Segurança Cidadã

Conselhos de segurança vão participar de capacitação em Ordem Pública e Segurança Cidadã

seg cidada

A partir de fevereiro, membros dos Conselhos de Segurança (Consegs) e lideranças comunitárias do Espírito Santo vão participar do Curso de Capacitação em Ordem Pública e Segurança Cidadã, oferecido pelo Governo do Estado. A iniciativa é do Observatório da Segurança Cidadã (OSC-ES), coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), no âmbito do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. A cerimônia de abertura está marcada para a próxima quarta-feira (09), a partir das 9h30, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES), em Vitória.

O objetivo da formação é capacitar os conselhos para discutir, planejar, analisar e acompanhar as políticas do Governo do Estado na área de segurança pública, permitindo maior integração com as ações promovidas por meio do programa Estado Presente em Defesa da Vida. Ao todo, serão formadas cinco turmas, envolvendo as cinco Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs). A primeira turma conta com representantes da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Feconseg/ES) e membros dos Consegs da Região Metropolitana da Grande Vitória.

A palestra de abertura será realizada pelo diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Daniel Cerqueira, coordenador do Atlas da Violência e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ele falou da importância da participação dos Conselhos para o sucesso das ações promovidas pelo programa Estado Presente em Defesa da Vida.

“A segurança pública e a manutenção da paz social são temas preciosos e complexos que necessitam da articulação e mobilização de toda a sociedade não apenas governos. Todos os bons exemplos de cidades que conseguiram sucesso nessa área traziam o protagonismo da participação comunitária nesse processo”, destacou Daniel Cerqueira.

O curso será ofertado no formato híbrido, com aulas presenciais e remotas, em turmas de 25 alunos cada. O corpo docente será formado por professores especialistas em diversas áreas, que vão abordar conteúdos relativos à segurança cidadã, direitos humanos, atuação do terceiro setor, gestão integrada de segurança pública, teorias criminais, entre outros. A capacitação é gratuita e aberta aos membros dos conselhos de segurança, lideranças comunitárias e pessoas interessadas no tema.

“Os alunos aprenderão conceitos básicos de direito e gestão administrativa que os auxiliarão na formalização dos Conselhos, na captação de recursos e na mobilização social, com o objetivo maior de promover a ordem pública e a paz social”, explicou a coordenadora do Observatório da Segurança Cidadã, Bárbara Caballero.

A capacitação conta ainda com o apoio das Secretarias de Economia e Planejamento (SEP), de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e de Direitos Humanos (SEDH); da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), da Federação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Espírito Santo (Feconseg/ES) e da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP).

Serviço

Abertura do Curso de Capacitação em Ordem Pública e Segurança Cidadã
Data: 09 de fevereiro (quarta-feira)
Horário: 9h30 às 12h
Local: Auditório CREA/ES - Rua Izidro Benezath, 48, Enseada do Suá, Vitória-ES
Inscrições: https://forms.gle/UpHkqf8suv1nwqTVA

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br