Pagina Principal Artigos Características do Emprego Formal no Espírito Santo - 2020

Características do Emprego Formal no Espírito Santo - 2020

Caderno Caracteristicas do Emprego Formal no ES 2020Este trabalho busca dar continuidade ao projeto que relançou, em 2013, o caderno intitulado “Características do Emprego Formal do Espírito Santo segundo a Relação Anual de Informações Sociais”. Esta nova versão se caracteriza por disponibilizar o máximo de informações sobre emprego formal no Espírito Santo, apresentando variados recortes e dimensões. O foco de análise, desde seu planejamento inicial, foi o mercado de trabalho formal retratado pelas informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), um registro administrativo produzido pelo Ministério de Trabalho e Previdência.

Nesta versão, o objetivo continua direcionado a acompanhar a evolução do segmento formal do mercado de trabalho no Espírito Santo de maneira mais objetiva, mas sem perder a abrangência do tema. As informações divulgadas nesta edição têm como referência os dados do ano base de 2020, disponibilizados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho no último dia de novembro de 2021. A cada ciclo anual da RAIS, a análise das informações desta base de dados presta-se como incentivo para os envolvidos nesse projeto realizarem melhorias contínuas neste documento, necessárias e condizentes com a efetiva concretização da Missão Institucional do IJSN. Nesta versão, mantem-se as análises da perspectiva regional, das Macrorregiões, Microrregiões e Municípios, para permitir uma análise mais abrangente e qualificada do mercado de trabalho capixaba.

Este texto foi planejado para disponibilizar, de forma segmentada e estruturada, os dados de número de vínculos, remunerações, massa salarial e estabelecimentos, organizados por recortes selecionados: o temporal, o setorial, o ocupacional, as características individuais dos trabalhadores e o recorte regional. Desta forma, as informações e análises sobre o tema estarão disponíveis para subsidiar e qualificar as escolhas dos principais atores do mercado de trabalho, que necessitam delas para referenciar o planejamento e propiciar uma tomada de decisão mais efetiva e sistemática.