Pagina Principal Artigos Colombiano responsável por transformar Medellín conhece ações do Estado Presente

Colombiano responsável por transformar Medellín conhece ações do Estado Presente

Jorge Melguizo

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) recebeu, nessa quinta-feira (24), o ex-secretário de Cultura Cidadã e de Desenvolvimento Social de Medellín, na Colômbia, Jorge Melguizo. Ele foi um dos responsáveis pela transformação da cidade tida como uma das mais violentas do mundo na década de 1990. A visita contou com as presenças da secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, e do vice-prefeito da Serra, Thiago Carrero.

Melguizo conheceu as ações desenvolvidas pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida, iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo que busca promover segurança pública, por meio de estratégias integradas de enfrentamento à violência, proteção e defesa social. Na oportunidade, foram apresentados também os trabalhos realizados pelo Observatório da Segurança Cidadã (OSC-ES), coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves.

Jornalista, consultor e também professor de Gestão Pública, o colombiano tem sido uma das figuras mais requisitadas para falar de cultura e políticas públicas na América Latina e no mundo. Responsável por revolucionar a metrópole colombiana antes dominada pelo narcotráfico, Jorge Melguizo acredita que a educação é o grande projeto cultural de uma sociedade.

“Em Medellín, temos a seguinte máxima: o contrário da insegurança não é segurança, é convivência. E a convivência se constrói com investimento em projetos sociais, educativos e culturais”, disse Melguizo. No período em que esteve à frente das secretarias, entre 2005 e 2010, a verba destinada à Cultura foi ampliada de 0,68% para 5% do orçamento municipal e as ligadas à educação na cidade subiram de 12% para 40%, como parte do projeto de transformação social.

O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Daniel Cerqueira, celebrou a visita e, em especial, a oportunidade de trocar experiências exitosas no campo da segurança pública e proteção social.

“É fundamental termos esse intercâmbio de experiências bem-sucedidas como essa da cidade de Medellín. Uma verdadeira troca de conhecimento. Isso também nos mostra que o trabalho realizado no âmbito do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, tanto no eixo de proteção policial, e, especialmente no eixo de proteção social, está no caminho certo”, pontuou Cerqueira.

“Ficamos muito felizes ao receber um especialista como Jorge Melguizo. Ele elogiou a organização do Observatório da Segurança Cidadã, definindo como estratégico o papel desempenhado dentro do Estado Presente, fazendo a integração dos diferentes órgãos do Estado, tanto da área policial quanto da área social”, comemorou a coordenadora do Observatório da Segurança Cidadã, Bárbara Caballero.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destacou as ações ligadas ao eixo social do Programa Estado Presente. “É uma honra estar à frente desse projeto pelo eixo social, que tem mais 40 projetos de 17 órgãos do Estado, tendo sempre como base o diálogo com a sociedade, igrejas, entidades e universidades. Inclusive, o diálogo é a marca deste Governo. Pensamos a prevenção de violência com foco nas principais vítimas, que são os jovens, sobretudo jovens negros”, frisou.  

Nara Borgo ressaltou ainda a importância da implantação dos Centros de Referência das Juventudes (CRJ), nos territórios que compõem o Programa Estado Presente. Os Centros são fruto de uma parceria do Governo do Espírito Santo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

“Uma das principais ações do eixo social são os Centros de Referência das Juventudes (CRJ), que oferecem cursos, oficinas de geração de renda, esporte, lazer e mais oportunidades de vida. Dessa forma, o Estado se faz presente, atendendo a sociedade na ponta, em parceria com as prefeituras, conferindo mais dignidade, mais diretos, mais oportunidades de trabalho e garantindo a cidadania”, completou a secretária.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
consultoria.bid@sedh.es.gov.br