Pagina Principal Artigos IJSN destaca avanços do SiMAPP em seminário internacional

IJSN destaca avanços do SiMAPP em seminário internacional

print glocal

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) realizou, na tarde dessa quinta-feira (02), o seminário “Evolução do Monitoramento e Avaliação no Espírito Santo”. O encontro faz parte da programação da semana gLocal de Avaliação 2022, promovido pela Global Evaluation Initiative (GEI), que teve início no dia 30 de maio e reúne organizações de diversos países.

A abertura do evento contou com as presenças do diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Daniel Cerqueira, da diretora de Estudos e Pesquisas, Latussa Laranja, e do professor do departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Renato Seixas. A mediação do encontro ficou por conta do diretor de Integração do IJSN, Pablo Lira.

“Para nós é uma honra participar dessa grande parceria internacional em favor das avalições e do monitoramento de políticas públicas. Trata-se de uma forma disruptiva de pensar e fazer esse trabalho tão importante para a sociedade. A política baseada em evidências eleva a gestão pública a um novo nível”, destacou Daniel Cerqueira.

Ao longo da programação, especialistas debateram os avanços na gestão pública capixaba a partir do uso das práticas de M&A e apresentaram os resultados exitosos obtidos nesse período. Na primeira palestra, Pablo Lira falou sobre o Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (SiMAPP). O Espírito Santo foi pioneiro no Brasil em formalizar e colocar em lei este processo.

Entre os temas abordados, estava também o Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS-ES). A coordenadora geral do DRS e diretora de Estudos e Pesquisas do IJSN, Latussa Laranja, falou sobre a descentralização do conhecimento e pactuação qualificada do projeto que busca promover um crescimento mais equilibrado, de forma equitativa e integrada, nas microrregiões capixabas.

A coordenadora do Núcleo de Educação do IJSN, Kiara Demura, e o professor de economia da Ufes, Guilherme Pereira, apresentaram ainda a pesquisa sobre abandono escolar e o uso de um modelo de predição inovador para a gestão educacional. Na sequência, o aluno do curso de economia da Ufes, Gabriel Veríssimo, encerrou as apresentações falando sobre os impactos do Programa Nota Vitória na arrecadação de ISS da capital capixaba.

O seminário completo pode ser acessado no canal do Instituto Jones dos Santos Neves, no YouTube.

Semana gLOCAL

A Semana de Avaliação gLOCAL é dedicada a eventos de compartilhamento de conhecimento e experiências sobre Monitoramento e Avaliação em todo o mundo. Organizações de diversos países já sediaram cerca de mil eventos focados em M&A nos cinco continentes e em diversos idiomas.

A Iniciativa de Avaliação Global (GEI) é uma parceria global inclusiva comprometida com o desenvolvimento de estruturas e capacidades de monitoramento e avaliação (M&A) sustentáveis ​​e de propriedade do país para promover o uso de evidências na tomada de decisões públicas, aumentar a responsabilidade e alcançar melhores resultados.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br