Pagina Principal Artigos Modelo Integrado de Controle de Armas – Um chamado aos governos estaduais

Modelo Integrado de Controle de Armas – Um chamado aos governos estaduais

Modelo Integrado de Controle de Armas Um chamado a outros estados 1O investimento no combate ao tráfico de armas e munições é um investimento estratégico na redução da violência armada em todas as suas formas. Trata-se de evitar o acesso ilegal aos instrumentos presentes em 8 de cada 10 mortes violentas no país. Trata-se de evitar também as formas mais graves e traumáticas das outras modalidades criminais, desde roubos, ameaças e coação até o crime organizado.

Fazemos esse convite a outros estados para que também invistam no Modelo Integrado de Controle de Armas. Há uma oportunidade concreta de dar grandes saltos de qualidade nessa temática. Presenciamos resultados importantes no projeto com o Espírito Santo e em projetos anteriores e acreditamos na plasticidade da metodologia que foi empregada.

O combate ao tráfico de armas depende essencialmente de um trabalho integrado que mobilize os órgãos estaduais de segurança (em suas estruturas internas e entre secretarias diferentes), a Polícia Federal e Rodoviária Federal, o Exército Brasileiro e o Judiciário.

O caminho que conduzirá a polícia às fontes que alimentam esse mercado ilegal e aos elementos processuais para a responsabilização penal depende de todo um fluxo de profissionais que detêm fragmentos de informações sobre o tema. Os estados desempenham papel fundamental nessa rede, realizam cerca de 90% das apreensões no Brasil, são detentores de seus dados e responsáveis pela sua custódia, além da gestão de seus grandes acervos de armas institucionais.

Entre 2019 e 2021 desenvolvemos um projeto de cooperação técnica para apoiar a implementação desse modelo no estado do Espírito Santo, obtendo ótimos resultados no curto prazo e com baixos custos. Esperamos que a trajetória do projeto desenvolvido com a gestão capixaba possa estimular gestores e operadores de segurança pública a aperfeiçoar sua atuação no tema e a ver o controle e armas como um investimento estratégico na segurança pública.