Pagina Principal Artigos Relatório do Curso de Análise Criminal

Relatório do Curso de Análise Criminal

IJSN Relatorio Curso Analise CriminalO curso de Análise Criminal é uma iniciativa do Observatório da Segurança Cidadã (OSC/ES), do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), no âmbito do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, para a formação de analistas criminais no estado do Espírito Santo. O curso é realizado por meio de parceria entre o IJSN, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SESP), a Secretaria de Estado de Governo (SEG) e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP).

O OSC/ES, criado em 2019, com estrutura transversal e sob coordenação executiva do IJSN, tem por objetivo subsidiar ações estratégicas de controle e prevenção à criminalidade, a partir de dados e informações de fontes públicas e/ou privadas. Algumas de suas competências são: contribuir com a gestão das informações; proporcionar transparência às informações obtidas; democratizar o acesso às informações; e incentivar o acesso às informações.

O objetivo principal deste curso é tornar a análise de dados e estatísticas em uma ferramenta operacional para tomada de decisão na segurança pública e para a gestão da atividade policial, de maneira útil para a melhor alocação de recursos no dia a dia e no planejamento de ações de médio e longo prazo. Mais do que trabalhar dados e informações, esse curso oferece instrumentais teóricos e práticos para a construção do conhecimento na segurança pública.

O público-alvo são agentes e gestores de segurança pública e justiça criminal do estado do Espírito Santo (Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Guardas Municipais, Secretaria de Estado de Segurança, Ministérios Público e Defensoria Pública). O curso é ofertado duas vezes ao ano, desde o segundo semestre de 2021. Não é permitida a inscrição do mesmo aluno em edições consecutivas do curso.

As turmas são compostas por representantes de todo o estado, de acordo com a divisão territorial estipulada pelo programa Estado Presente em Defesa da Vida, que conta com vinte Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) e cinco Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP).

Relatório do Curso de Análise Criminal   21/11/2022 15:46 4.57 MB Fazer download deste arquivo (IJSN_Relatorio_Curso_Analise_Criminal.pdf)