Pagina Principal Artigos Panorama Econômico do Espírito Santo - 2008

Panorama Econômico do Espírito Santo - 2008

Panorama EconomicoO desempenho da economia do Espírito Santo no ano de 2008 deve ser avaliado sob a ótica do agravamento da crise financeira internacional, cujos efeitos se fizeram presentes de forma mais aguda no último trimestre do ano. Os principais indicadores de atividade econômica indicam a aceleração do crescimento verificado em 2006 e 2007 até o terceiro trimestre de 2008. Em meados do referido trimestre, algumas instituições financeiras norte-americanas e europeias se tornaram insolventes, o que intensificou os efeitos da crise de liquidez já anunciada.

Sobre o Espírito Santo, é possível propor uma síntese. A crise tem afetado a economia local de uma forma relativamente mais severa do que a média do País. Analogamente, uma vez superados os fatores contracionistas da crise, a reação local também poderá ser mais rápida. O Estado, ademais, conta com três importantes elementos anticíclicos: o ciclo de negócios do petróleo e gás; o nível de investimentos em curso; e a capacidade fiscal do governo local.

Para os segmentos exportadores, ganha importância acompanhar a reação da economia chinesa, de onde vem a melhor promessa para impulsionar a recuperação da economia mundial.

Panorama Econômico - 2008 Análise conjuntural da economia capixaba no ano de 2008. 10/09/2015 10:38 556 kB Fazer download deste arquivo (panorama_economico.pdf)