07/05/2024 17h55 - Atualizado em 10/05/2024 14h32

IJSN participa de planejamento estratégico do município da Serra para os próximos 20 anos

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) é parceiro do município da Serra na construção do  Plano Estratégico de Longo Prazo (Serra 2024-2044). O lançamento foi realizado nesta terça-feira (07) e reuniu diferentes segmentos da sociedade civil, além de representantes dos setores público e privado.

Com esta ação, o município inicia a construção de um documento norteador no desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências científicas e no alinhamento de planejamento e estratégias com as agendas em níveis estadual, nacional e internacional, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Pelos próximos seis meses, os trabalhos de desenvolvimento do Plano Estratégico vão contar com a participação do IJSN, que é referência na produção de pesquisas e conhecimento, e contribui para subsidiar as políticas públicas estaduais.

O diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, participou do lançamento e destacou o protagonismo do município da Serra no cenário econômico, não só capixaba, mas também nacional. Entre 2022 e 2023, a Serra avançou da 58ª para a 31ª posição no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

“Isso é resultado de trabalho, planejamento, evidências científicas e de investimentos. Foram investidos mais de cinco bilhões de reais na cidade e obras essenciais de infraestrutura se tornaram realidade, como as da Rodovia das Paneleiras, do Complexo Viário de Carapina, do Contorno do Mestre Álvaro, do Contorno de Jacaraípe e da Rotatória do Ó”, destacou Pablo Lira.

O Plano Estratégico Serra 2024-2044 vai contar com estudos, levantamentos de dados científicos, mapeamento de marcos legais e análise da evolução do desenvolvimento do município na última década, além de um plano de ação para os próximos 20 anos.

IJSN também atua na elaboração do Plano ES 500 anos

Anunciado em dezembro, o Plano de Desenvolvimento ES 500 Anos será uma construção fruto da inteligência coletiva capixaba. Dessa forma, as atividades de elaboração do plano contarão com a participação dos governos Estadual e municipais, dos demais Poderes Públicos, federações, setor produtivo, academia, terceiro setor, sociedade civil organizada e de demais organizações representativas, em oficinas regionais e seminários temáticos e com atenção às particularidades de cada uma das dez microrregiões capixabas.

O documento também vai agregar diagnósticos produzidos por diferentes instituições e pelo poder público, além de revisitar metas e indicadores estabelecidos pelo plano de desenvolvimento de longo prazo atualmente existente, o ES 2030. Para isso, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) realizou uma análise situacional do ES 2030. O estudo apontou o cenário encontrado na ocasião de elaboração do plano, os fatores limitadores ou impulsionadores, além dos avanços, desafios superados e novos desafios mapeados.

“O Espírito Santo vive hoje o seu melhor momento econômico e social. Historicamente, geramos mais empregos, a renda do capixaba aumentou e conseguimos reduzir indicadores importantes, como a pobreza e a extrema pobreza, e milhares de capixabas deixaram a insegurança alimentar”, frisou Lira.

O objetivo do ES 500 Anos é revisar o planejamento de longo prazo do Estado e definir uma visão de futuro para o Estado do Espírito Santo tendo como horizonte o ano de 2035, quando serão celebrados os 500 anos da colonização do solo espírito-santense.

Filipe Chicarino
comunicacao@ijsn.es.gov.br­