04/04/2024 16h15

Instituto Jones dos Santos Neves e Secult lançam novo Boletim da Economia Criativa

Na próxima terça-feira (09), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Secretaria da Cultura (Secult) divulgam o novo Boletim da Economia Criativa, com dados referentes ao quarto trimestre de 2023. O evento será realizado em formato virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do IJSN no Youtube, às 10h30.

Na ocasião serão apresentados dados e informações referentes às atividades econômicas criativas no contexto capixaba, além de respectivas comparações com as demais unidades federativas.

Em linhas gerais, no quarto trimestre de 2023, mais de 240 mil pessoas no Espírito Santo estavam ocupadas em atividades denominadas criativas, o que representa um aumento de 14,8%, em relação ao trimestre anterior. Já em comparação com o quatro trimestre de 2022, a variação foi de mais 20%. Os detalhes mais aprofundados serão apresentados na live, pelo diretor-geral do IJSN, Pablo Silva Lira, e pelo secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.

De acordo com Pablo Lira, uma informação que chama muita atenção é o resultado da participação criativa no total de empregos, com mais de 11% dos empregos no mercado de trabalho capixaba vinculados às atividades da economia criativa. Entre elas, destacam-se áreas como arquitetura, tecnologias da informação e comunicação, audiovisual e artesanato, entre outras atividades culturais.

“O Espírito Santo foi um dos estados que apresentou o maior crescimento nos postos de trabalho, na renda e também com foco na juventude. Os jovens capixabas estão cada vez mais engajados com as atividades da economia criativa. E é muito importante e relevante o trabalho que a Secult realiza, apoiando e fomentando esse setor, com iniciativas como o Hub ES+, que integra o circuito desse ecossistema de criatividade e inovação”, ressalta Pablo Lira.

O Boletim de Economia Criativa tem como objetivo acompanhar sistematicamente o desempenho das principais variáveis do mercado de trabalho desse segmento no Espírito Santo, comparando com os demais estados. A base de dados utilizada é a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios – Contínua (PNAD-C) divulgada trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são trabalhados pelo IJSN levando em consideração a metodologia apresentada no texto para discussão “EconomiaCriativa no Espírito Santo”.

“É muito gratificante constatar que a economia criativa no Espírito Santo segue em contínuo crescimento, gerando mais e mais oportunidades de formação, trabalho e renda às mais diversas parcelas da população capixaba. A publicação do Boletim da Economia Criativa é fundamental para orientar as estratégias e políticas públicas do Estado, a fim de promover o crescimento sustentável e inclusivo do setor criativo. Os dados que apresentamos aqui são cruciais à compreensão do cenário atual, para que possamos projetar o futuro. Um futuro sempre em expansão”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.

Economia Criativa

A economia criativa corresponde às dinâmicas culturais, sociais e econômicas construídas a partir do ciclo de criação, produção, distribuição, circulação, difusão, consumo e fruição de bens e serviços oriundos dos setores criativos. Ou seja, o setor lida com atividades pautadas na criatividade, em ideias, na inovação, no talento, no conhecimento e na imaginação.

Isso significa que o uso de ideias e da criatividade tem papel essencial na economia, sendo indispensável na produção de mercadorias, bens e serviços com alto valor agregado. Como a criatividade é a força motriz principal, a economia criativa é uma opção viável e uma estratégia de desenvolvimento orientada à inclusão social, diversidade cultural e desenvolvimento humano. É altamente transformadora em termos de geração de renda, criação de empregos e receitas de exportação.

A economia criativa não se restringe apenas a produtos, serviços ou tecnologias, mas também engloba processos, modelos de negócios, modelos de gestão, etc. Ao contrário da economia tradicional, a economia criativa é percebida como uma economia baseada na abundância, pois a criatividade e o conhecimento humano são infinitos. Está diretamente associada à diversidade das expressões culturais, ao potencial criativo e inovador presente na sociedade.

Serviço:

Boletim da Economia Criativa – 4º trimestre de 2023