18/04/2024 11h25 - Atualizado em 18/04/2024 11h26

Reconhecida nacionalmente, metodologia do PIB trimestral do ES é apresentada à representantes da Sefaz Alagoas

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) recebeu, nessa quarta-feira (17), a visita de dois representantes da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL). O encontro teve como objetivo apresentar os trabalhos e pesquisas no campo da macroeconomia, além das análises sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo, realizadas em parcerias com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A comitiva alagoana, integrada pelo auditor Carlos Poloka e a economista Ana Lins Carlos Poloka, foi recebida pelo diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, e os diretores de Integração, Antonio Rocha, e de Estudos e Pesquisas da instituição, Pablo Jabor. Também esteve presente no encontro o pesquisador e mestre em economia EPPGG do IJSN, Adriano do Carmo Santos.

Para o diretor-geral do IJSN, a visita dos servidores ao Instituto é reflexo do aspecto pioneiro do trabalho desenvolvido no que se refere ao PIB. “O Instituto Jones realiza desde 2009 o cálculo trimestral do PIB do Espírito Santo. É um trabalho desenvolvido por poucos estados no Brasil e que nos coloca como referência. Nós utilizamos uma metodologia que permite reduzir a defasagem temporal do cálculo do PIB anual, refletindo a situação econômica do Estado no curto prazo”, destacou Pablo Lira.

No Brasil, apenas sete Unidades Federativas (UFs) realizam a análise trimestral do PIB: Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Carlos Poloka e Ana Lins já visitaram os estados de São Paulo e Ceará. A vinda ao Espírito Santo recebeu o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Para o auditor Poloka, a experiência e o reconhecimento do Instituto Jones dos Santos Neves foram fortes motivadores para a visita ao Estado. “Entre os estudos relacionados ao PIB, o Espírito Santo foi selecionado pela qualidade do trabalho e pelo alinhamento em relação às contas nacionais e regionais com o IBGE. A seleção do Instituto Jones decorreu exatamente dessa expertise, que a gente percebeu que vocês têm com relação ao assunto, e a tarimba, a experiência com o assunto que ficou muito clara na conversa com os técnicos”, frisou.

Os alagoanos conheceram de perto todos os produtos relacionados ao PIB e desenvolvidos pelo IJSN, desde as contas regionais, a tabela de recursos e usos produzida pelo Instituto, os dados do PIB trimestral, a fórmula de cálculo, os procedimentos metodológicos até a divulgação do produto.

Texto: Stefhani Paiva

(27) 3636-8066 / (27)99892-5291